Olsen presente na Mostra Laboral do Sistema Prisional

Postado por em 14 de Setembro de 2015

Florianópolis vai sediar nesta semana entre os dias 15 e 17 de setembro (terça até quinta) a 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, que será organizada no Centro Integrado de Cultura (CIC). Durante três dias, os visitantes poderão conhecer o trabalho desenvolvido dentro das unidades prisionais do país, que vão de simples grampos de madeira à marcenaria elaborada. Um equipamento Olsen será mostrado com indicações de participação de apenados na fabricação de seus componentes.

A mostra organizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania e pelo Ministério da Justiça apresenta à sociedade as políticas de trabalho nas unidades prisionais do país, os produtos elaborados pelos internos e as empresas que oferecem vaga de trabalho no sistema prisional brasileiro.

No espaço de 400 metros quadrados que será montado em frente ao CIC haverá mostra dos produtos que hoje são desenvolvidos nas unidades prisionais como peças de artesanato, malharia, roupas ecológicas, fogões, móveis, bicicletas, lâmpadas, brinquedos, jogos educativos entre outros produtos.

A Olsen é parceira deste projeto há dois anos e atualmente mantém contratados dez apenados que cuidam da confecção de peças especiais que serão utilizadas na montagem de equipamentos.  Eles recebem treinamento, salário mensal e inclusive uniformes.  O desempenho na produção é o mesmo dos seus contratados normais, segundo monitores e responsáveis pelo acompanhamento deste trabalho.

Dessa parceria com o Departamento de Administração Prisional (Deap) e do Complexo Penitenciário do Estado (Cope), em São Pedro de Alcântara resultou inclusive a doação de um equipamento ao complexo de São Paulo, realizada ano passado.