Robô japonês fez extração de dente de siso

Postado por em 15 de Julho de 2015

Pela primeira vez um robô japonês, chamado de "Alla Dente", executou a extração de um dente do siso em uma operação realizada numa clínica em Tóquio. O paciente, um homem de 55 anos de idade, se recuperou bem do procedimento.

"Estamos muito satisfeitos com o Alla Dente," comentou Ishaki Morakuni, um programador do novo software japonês que substituirá cerca de 30% dos dentistas por robôs até o ano 2030.

- Sabíamos que o software era perfeito e conhecíamos as capacidades do Alla Dente para executar uma missão tão delicada como a extração do dente do siso, que foi bem sucedida.

Enquanto isso, organizações de médicos dentistas em outras partes do mundo levantaram preocupações que uma clonagem do Alla Dente e outros robôs semelhantes pode levar ao desaparecimento da profissão, tal como a conhecemos.

Na França, um pequeno grupo de dentistas têm pedido medidas ativas contra quem tente substituir um profissional por robôs.

"Esta é a nossa vida," disse um porta-voz do grupo. "Não gostamos da ideia de robôs virem tomar o nosso lugar". As pessoas entendem que mesmo que os robôs consigam extrair um dente não podem substituir um odontólogo. (Fonte: Obviously News)